Sunday 11 November 2007

vitamina de palavras


Palavras juntas viram frases que naturalmente tornam-se textos que depois alquimizam-se em livros.
Outro dia, fiquei meditando sobre o livro "O lavrador de palavras"do meu amigo poeta Mano Melo.
Fiquei imaginando o Mano semeando seus afetos-pensamentos e depois sentado na frente do computador plantando palavras- poesias. E os leitores depois colhendo o livro. Que bela imagem !

Ha Palavras-livros tao fortificantes que sao como vitamina, se bem absorvidos pelo leitor podem nutrir e salvar vidas. Outro dia encontrei perdido em minha biblioteca o livro tese " O pensamento atacado" de Guilherme Nery Atem e fiquei extasiada com a forca de seu discurso politico criativo . Nery articula com as palavras de forma revolucionaria e faz um protesto a apatia generalizada dos tempos atuais. Perguntando em um dos capitulos:" How cold are you?-a indifereca e o dar de ombros", onde analisa a relacao risco-medo imposta pela sociedade totalitaria . E para tal, usa termos como ''marionetizacao" e ainda define o estimado bom senso imposto pela sociedade de controle como ''vigencia do modo unico",que impoe a media, o mediano,mediocre,cliche-todo mundo pensando o mesmo do mesmo modo. E contundente diz: para entender de politica e preciso ir as ruas, ver o movimento, olhar a FOME, sentir o clima, cheirar a VIDA.
Fiquei afetada por esta leitura e me senti mais viva!

1 comment:

Anonymous said...

Puxa! Fiquei emocionado com as suas palavras sobre o meu livro.
É estranho ver te tem gente que o leu... rsrsrs
Beijo pra você. Se quiser conversar mais, não só sobre o livro, claro, eu vou adorar: gui.nery@globo.com
Guilherme Nery Atem.